terça-feira, 22 de setembro de 2009

Unidade1 - Atividade 1


PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC




Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas - MS
Unidade 1 – atividade 1
Aluno(a): Gilsa Alves de Queiroz




Quem sou?




Vivemos hoje numa sociedade informatizada, onde a tecnologia está a serviço da educação. Assim, necessário se faz que nós educadores estejamos a serviço dessa tecnologia e esta a serviço da educação, mas, para isso temos que estar abertos a uma nova forma de acesso ao conhecimento.
Sabemos que antes a escola era a primeira fonte do conhecimento, hoje essas informações oferecidas pela escola são poucas, é preciso levar o aluno a ter acesso a essas novas tecnologias da educação, não só isso, mas a ter competências, a formar cidadão para que sejam aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos.
Quanto a mim como educadora procuro, como posso, despertar em meus alunos a curiosidade, utilizando várias ferramentas que a escola oferece, embora isto seja pouco. Procuro sempre ouvir suas ideias, aprender com eles, fazendo intervenções quando necessário, levando-os sempre a refletir e a construir seus próprios conhecimentos, utilizando para isso pesquisa através de internet, TV, DVD, etc.
Mas, nos últimos anos senti que a tecnologia deu um salto muito grande e eu como educadora muitas vezes sinto que assisto a evolução dessas tecnologias de informação de braços cruzados, não utilizando esta a meu favor, mas, com este curso pretendo dar um pontapé inicial no sentido de saber utilizar as tecnologias como matéria prima no sentido de construção do conhecimento dos alunos e não só mídia de transmissão de informação.
Enfim, na minha prática pedagógica tenho tentado mudar, estudando e acompanhando as mudanças que a educação atual nos propõe, mas confesso que há um bloqueio entre o real e o desejado, pois os recursos que a escola nos oferece ainda são poucos diante de tantas possibilidades que a tecnologia nos oferece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário