terça-feira, 22 de setembro de 2009

Unidade 2 - Atividade 7

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas
Unidade II – atividade 2.7
Alunos: Gilsa Alves de Queiroz
Lorival Pereira da Silva
Lucira Gomes da Silva

Relatório
Nome do Projeto: “Oficina de Língua Portuguesa – Análise de Gêneros Textuais”.
O Projeto “Oficinas de Língua Portuguesa – Análise de Gêneros Textuais”, surgiu da necessidade de repensar a pratica pedagógica do ensino da língua portuguesa no município de Inocência, tendo como norteador principal os Parâmetros Curriculares Nacionais, pautado nos eixos principais: Contextualização, leitura, oralidade , análise linguística e produção escrita.

Assim, o objetivo maior dessa oficina foi o de melhorar a qualidade do ensino no município, elevando o Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB), tendo em vista que em outubro de 2009 será realizado a Prova Brasil em todo território nacional aos alunos do 5º e 8º ano.

Com base no Plano de Desenvolvimento da Educação, elencamos os Descritores de Língua Portuguesa e a partir daí elaboramos o planejamento.


Planejamento semanal - 5º Ano


· CONTEXTUALIZAÇÃO

Hoje eu trouxe um texto que falares de amor. Que tipo de amor será? De pais, de filhos, de amor ao trabalho, aos amigos, as coisas materiais...
E as personagens do texto, quem poderia ser: reis, rainhas, princesas, animais,. Esse texto fala de briga. Vocês acham que é um texto legal?
Que tipo de texto você acha que vamos ler: uma poesia, fábula, conto...
Vocês sabem o que é uma fábula? Vamos pensando sobre isso!
Mas o texto não teve um final feliz, será que vocês vão gostar? Vamos ver! As personagens do texto são mães que brigam pelos filhos, uma tem os filhotes lindos, a outra, nem tanto.
Vocês conhecem alguma história assim?
Vamos ver se vocês conhecem essa história?

· LEITURA

- Leitura silenciosa
- Leitura Compartilhada


A CORUJA E A ÁGUIA

Coruja e águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.
- Basta de guerra - disse a coruja. O mundo é tão grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.
- Perfeitamente - respondeu a águia. - Também eu não quero outra coisa.
- Nesse caso combinemos isto: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.
- Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?
- Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.
- Está feito! - concluiu a águia.
Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.
- Horríveis bichos! - disse ela. Vê-se logo que não são os filhos da coruja.
E comeu-os.
Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi justar contas com a rainha das aves.
- Quê? - disse esta, admirada. Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha, não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste...
Para retrato de filho ninguém acredite em pintor pai. Lá diz o ditado: quem o feio ama, bonito lhe parece.

(Monteiro Lobato)

ORALIDADE

Pedir aos alunos que relatem outra história conhecida por eles de animais que falem como se fossem pessoas.

- Noção de Tempo e Espaço ( se o aluno tem noção de tempo e espaço – quando e onde)
- Sequência de fatos ( ordem cronológica de acordo com o texto)

- Concordância ( se o aluno usa concordância correta ao falar)
- Riqueza de detalhes ( se o aluno fala com riqueza de detalhes)
- Concluir história ( se o aluno sabe concluir a história)
- Repetição de histórias ( se o aluno usa muito repetição na fala)

ANÁLISE LINGUÍSTICA

1) O texto a Coruja e a Águia representa uma fábula. Qual a função?

(a) divertir as pessoas.
(b) Refletir sobre um determinado tema e transmitir um ensinamento.
(c) Anunciar um produto.

2) Esta fábula foi retirada de

(a) um livro de fábula de Monteiro lobato.
(b) um artigo de revista.
(c) uma enciclopédia.
3) O texto trata principalmente

(1) do ajuste de contas entre a coruja e a águia.
(2) do amor fraterno.
(3) do acordo de paz entre a coruja e a águia.

4) Por que a águia não achava os filhotes da coruja bonitos?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5) Coruja e águia viviam brigando , pois

( ) andavam comendo os filhotes uma da outra.
( ) achavam horríveis os filhotes uma da outra.

6) A expressão: “Para retrato de filho ninguém acredite em pintor pai” . Essa afirmação indica:

( ) pai não é bom pintor.
( ) pai pinta o filho sempre bonito.
( ) pai sabe pintar retrato.

7) Marque o provérbio que melhor explica a moral da história:

( ) o amor é cego.
( ) filho de peixe, peixinho é.
( ) em terra de cego, quem tem um olho é rei.

8) Faça a correspondência

(1) autor ( ) aquele que escreve ou cria a história.
(2) narrador ( ) aquele que conta ou lê a história.

9) Neste texto o narrador ocupa a posição de

(a) narrador observador.
(b) narrador personagem.

10) No último parágrafo do texto, circule as falas do narrador e grife a fala das personagens.

11) Encontre no texto substantivos acompanhados de adjetivos (ℓ = linha)

ℓ 7____________________________________________________________________
ℓ 13___________________________________________________________________
ℓ 15___________________________________________________________________


12) Observe a expressão” Que?” na penúltima linha do texto e conclua. A função do ponto de interrogação é?

( ) fazer uma pergunta e obter resposta.
( ) questionar a sim mesmo com admiração.
( ) apenas para terminar a frase.

13) Na expressão “ Horríveis bichos!” O ponto de exclamação teve a função de indicar

(a) dúvida.
(b) admiração.
(c) medo.

14) No trecho” Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha, se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste...
O sinal de reticências teve a função de indicar:

(a) não quis concluir a ideia.
(b) não sabia o que dizer mais.
(c) foi interrompida pela coruja.


· PRODUÇÃO ESCRITA


Crie mais um parágrafo e dê um desfecho para a história, contando qual foi a reação da coruja e a que entendimento chegaram.

Encaminhamos os alunos para a sala de tecnologia e em duplas foram orientados para que acessassem os sites por nós especificado. Em seguida foi ensinado como fazer hiperlink, momento este que despertou grande curiosidade e participação coletiva.

No princípio houve muitas dificuldades e questionamentos por parte dos docentes, tão logo compreenderam o objetivo da atividade nos surpreenderam a desenvolveram, e muito foram além das nossas expectativas.
Em relação aos equipamentos, não houve nem um contratempo que pudesse interferir no bom andamento e no êxito da atividade proposta.

Assim, ficou claro que A tecnologia é uma das maiores aliadas da escola e em especial da sala de aula. Pois a partir desta ferramenta, o professor pode enriquecer o seu trabalho e potencializar seus alunos na relação de descoberta de novos saberes . É um instrumento novo que instiga a curiosidade , incentiva a pesquisa e leva professor e aluno a descoberta e a conquista de um mundo totalmente novo, porém rico em possibilidades.

Webliografia

http://www.pucrs.br/gpt/
http://www.brasilescola.com/redacao/producao-texto.htm

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