terça-feira, 22 de setembro de 2009

Unidade 1 - Ativiade 5

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC



Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas - MS
Unidade 1 – atividade 1
Alun(o)a: Gilsa Alves de Queiroz
Programa - Portal do professor
Áreas do Conhecimento – Língua Portuguesa
Tema: Análise e Reflexão sobre a Língua
Autor: Eliane Cândida Pereira – São Paulo – Universidade de São Paulo



Ler e Escrever com Parlendas



Nesta aula a professora Eliane traz uma sugestão importante de como trabalhar Parlendas dentro dos eixos de oralidade, leitura, reflexão e análise da língua e produção escrita.
Através de uma metodologia simples e clara, sugere uma aula que tem por objetivo ajustar o texto falado ao texto escrito, desenvolvendo habilidades de expressão escrita e oral, desenvolvendo atitude de colaboração.
Para isso, utiliza uma parlenda que os alunos já conhecem, onde através do vídeo- A Velha a Fiar, fez dois tipos de leitura, sendo, leitura em voz alta e leitura direcionada, sendo feito em seguida a oralidade, ou seja, um diálogo direcionado dando liberdade aos alunos de se expressarem, o que dará subsídios mais tarde na produção escrita dos alunos.
Dando sequência, foi feito através de agrupamentos um momento de escrita de forma que mesmo os alunos sem saber ler e escrever faziam hipóteses de leitura e escrita.
Finalmente termina sua aula compartilhando parlendas, onde posteriormente foi confeccionado um livro e gravado um CD, utilizando os recursos tecnológicos de computador e áudio, com as duplas apresentando tais parlendas em um CD de áudio.
Torna-se então, uma sugestão de análise e reflexão sobre a língua, que poderei e irei utilizar em minha prática pedagógica, complementando com uma boa contextualização, quem acredito ter faltado nesta aula.
Vale a pena conferir!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário