terça-feira, 22 de setembro de 2009

Unidade 4 - Atividade 3/5 - Plano de Aula

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma: Turma 06 – Inocência
Pólo Três Lagoas - MS
Tutora: Maria Ap. Ferreira de Melo Souza
Atividade: 3.9 - Unidade III
Componente Curricular: Ciências e História
Modalidade: 5º Ano A e B do Ensino Fundamental
Número de Aluno: 35
Dados do Projeto
Tema : O Depósito de Lixo em Inocência
Justificativa:
Escolhemos este tema, por ser o lixo hoje um assunto muito discutido pelas pessoas em geral, tornando-se um problema mundial

Apresentação:
Nosso projeto trata basicamente do lixo, que por sua vez é todo e qualquer resíduo produzido pelas atividades humanas. Neste trabalho relacionamos os tipos de lixo, o tempo de decomposição, a importância da reciclagem e o depósito de lixo na cidade de Inocência.
Resgatamos a história do lixo de nossa cidade e região, o sistema de coleta e compostagem.
Salientamos a importância da reciclagem explicando que com este processo contribuímos para a preservação do Meio Ambiente.
Objetivo

Conscientizar as pessoas a facilitar o processo seletivo, diminuindo assim, o acúmulo de lixo nos depósitos.

Estratégia e Recurso das aulas

Levar os alunos a conhecerem o local em que anteriormente o lixo era depositado, fazendo um resgate histórico do depósito de lixo no município de Inocência, ativando assim, os conhecimentos já adquiridos pelos alunos.
Fazer uma visita com os alunos ao aterro sanitário, onde é depositado todo o lixo recolhido na cidade. Sendo feito uma entrevista com um funcionário que faz a seleção do lixo ali depositado, para serem posteriormente vendidos e ou incinerados.
Ouvir com os alunos a transmissão ao vivo da entrevista na rádio FM local com o engenheiro Pedro Edson de Souza sobre o destino e coleta do lixo no município de Inocência. Em seguida, será feito uma produção de cartazes de conscientização da manutenção, da limpeza, evitando o acúmulo de lixo.
Entrevista com um gari da cidade de Inocência sobre a importância de seu papel para a manutenção e coleta do lixo.
Elaborar juntamente com os alunos um ofício solicitando junto a Câmara de vereadores, nas principais avenidas da cidade, ponto de coleta seletiva de lixo.


Recursos Complementares

- Câmera digital
- Rádio;
- Microfone;
- Computador.


Resultados Obtidos

Os alunos demonstraram total interesse e colaboração durante as atividades, dando sugestões para as entrevistas e participando das filmagens, elaboração de cartazes e produção dos textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário