terça-feira, 22 de setembro de 2009

Unidade 2 - Atividade 5

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas
Unidade II – atividade 2.5
Alunos:Gilsa Alves de Queiroz
Lorival Pereira da Silva
Lucira Gomes da Silva


Planejamento de Atividade com Hipertexto – Oficina de Produção Textual

Componente Curricular: Língua Portuguesa
Tuma: 5º ano A
Período: matutino
Numero de alunos: 18 alunos
Quantidade de aulas: 4 aulas

Eixos Temáticos
• Contextualização
• Prática de leitura
• Oralidade
• Análise linguística
• Produção escrita

Conteúdos:
• Finalidade do texto; imagem e papel dos interlocutores; características do gênero;
• Identificação dos recursos linguisticos e estilísticos utilizados pelo autor para obter efeitos de sentido, em textos narrativos;
• Leitura compartilhada e colaborativa;
• Valor Expressivo do sinal de pontuação, acentuação e ortografia;
• Reescrita do próprio texto.

Objetivo
• Reconhecer significado contextual e o papel complementar de alguns elementos não- linguisticos para conferir significação aos textos ( gestos, postura corporal, expressão facial, tom de voz, entonação).
• Inferir ao sentido implícito de uma palavra, expressão ou informação no texto, dando sentido conotativo;
• Identificar o portador do texto;
• Identificar as informações implícitas e explicitas no texto;
• Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

Metodologia


Foi explorado durante as Oficinas de língua portuguesa - analise de Gêneros textuais e produção escrita, trabalhando os eixos: contextualização, leitura, oralidade, análise linguística e produção de texto, onde no primeiro momento foi feita a leitura de uma apostila abordando cada item com exemplificação, em seguida simulação de três aulas explorando cada eixo, culminado com uma produção e reestruturação coletiva de texto.

Na etapa posterior foi divido por ano (1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos) e distribuídos roteiros para que os grupos elaborassem aulas correspondentes às orientações e apresentassem, proporcionando troca de experiência e aprendizado.

Avaliação

Os alunos serão avaliados pela participação nas aulas, pesquisa na internet, elaboração do hipertexto, comentários do grupo referente a pesquisa, apresentação no decorrer das aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário