domingo, 27 de setembro de 2009

Portfólio - Curso Tecnologias na Educação

Portifólio

Módulo I
Ensinando e Aprendendo com as TICs
O primeiro módulo “Ensinando e Aprendendo com as TICs inicialmente fomos convidados a nos aventurar pelo fascinante mundo da tecnologia cotidiana é assim compreender e utilizar em nosso fazer pedagógico de forma a contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem, já que nos coloca em situações de troca de experiências.
Na atividade 1 foi feito um relato no editor de texto Broffice, considerando quem sou como professor e aprendiz, bem como minha prática pedagógica, e postado na biblioteca em material do aluno. Em seguida, entramos no fórum “ conhecendo a turma ¨ e deixamos um comentário para os colegas, destacando as aspectos eu mais nos chamaram a atenção explicando o porquê.Já na atividade 2 acessamos o item Diário de Bordo, e fizemos uma reflexão, e registramos alguns aspectos relacionados a nossa preocupação ou expectativa com relação a tecnologia nos processos de ensino aprendizagem.
A atividade 3 consistia em assistir o vídeo Educação e Tecnologia, entrar no fórum registrar, nossa contribuição, conhecer e comentar sobre as contribuições dos colegas.Foi proposto na atividade 4 o levantamento das tecnologias disponíveis em nossa escola e como elas vem sendo utilizadas, em seguida, utilizando o BrOffice.org.impress criar 2 a 3 slides e postar na Biblioteca em Material do aluno, tema “ Minha Escola, sanando logo após em um CD ou pendrive para fazermos as apresentações no próximo encontro presencial.Dando seqüência a atividade 5 foi visitar o Portal do Professor selecionar uma sugestão de aula relacionada a área em que atuo, analisando a estratégia, qualiação e uso de recursos relevantes, de ponto de vista da aprendizagem do aluno, de forma que possa tornar referência para nossa prática pedagógica postando ao final em Biblioteca em Material do aluno, tema “ Experiência – Sugestões¨.Porém, a atividade 6 se resume em assistir o vídeo “ Ensinar com as tecnologias e mídias digitais e destar pontos relevantes destacados de nossa observação, acessar em seguida Diário de Bordo e fazer uma reflexão.Passando para a atividade 7, o qual na a orientação foi de realizar a pesquisa de um projeto foi de realizar a pesquisa de um projeto ocorrido na escola ou pesquisa na internet, em seguida, considerar algumas características do projeto como: tema, conteúdos curriculares, número de alunos, professores, duração, mídia utilizada, etc.... Em seguida, postar na biblioteca em material do aluno, tema “Pesquisa – Projeto”, e finalmente acessar as atividades dos colegas que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do material do ano, para conhecer suas reflexões e relatos. Finalizando o módulo, a atividade 8, consisto em organizar a apresentação do resultado e da análise da pesquisa usando o BrOffice .org.impress ( 2 a 3 slides), e , em seguida postar a atividade na Biblioteca em Material do aluno tema “ Divulgação da Pesquisa¨,salvar em um CD ou Pendrive , para posteriormante ser apresentado e compartilhado com os colegas e o tutora Maria Melo no próximo encontro presencial .Este primeiro módulo foi muito bom, pois pude refletir e tomar consciência da importância da tecnologia na sociedade da informação que estamos vivendo na atualidade, onde não dá mais adiar, a tecnologia e as mídias estão aí, portanto é preciso saber utiliza – lãs o nosso favor.Por outro lado, tive algumas dificuldades na postagem dos conteúdos no início e também por não possuir um computador em casa, mas com a ajuda dos colegas e interação com a tutora Maria Melo, pude sanar e anular a tempo todas as atividades do módulo em realizar e postar as atividades, devido ao tempo no trabalho e o pouco número de computadores para conciliar trabalho e o curso das TICs.

Módulo II
"Internet, Hipertexto e Hipermídia"


Já o segundo módulo “Internet, Hipertexto e Hipermídia, as atividades 2.1/2.A e B foram concluídas no encontro presencial, onde consistia em navegar em hipertextos, a iniciar pela Wikipédia, copiar no documento que eu estava criando, em seguida criar um comentário , e logo abaixo colar o endereço da página que foi retirado o texto, se tiver no texto original o nome do autor e preciso cita- lo também . A atividade 2.3, também realizada no encontro presencial se resumiu em entrar na biblioteca/ material do aluno/lista de Acervo no lema “ O que é hipertexto?”Ler os trabalhos dos colegas, escolherem três trabalhos mais interessantes no fórum e fazer comentários.Na atividade 2.4, consiste em iniciar um portfólio apresentando todas as atividades realizadas até o momento, que na verdade se estenderá em todo o decorrer do curso. Este portfólio está sendo registrado no meu Blog.Partindo para a atividade 2.5 , foi feito o planejamento de uma atividade utilizando os recursos e mídias tratados anteriormente, depois coloquei em um editor de texto e publiquei em material do aluno, no tema : Planejando atividade com hipertexto. Esta atividade foi feita em trio pelas cursistas Lorival, Lucira e Gilsa , e, em seguida postado em Bibiloteca/ Material e do aluno Tema: atividade e subtema: planejamento e apenas um aluno enviou esta atividade.A atividade 2.6 foi realizada em trio a aula anterior planejada, com a presença dos cursistas Lorival, Lucira e Gilsa de forma que um professor conduziu a atividade, enquanto os outros estavam em sala como observador , anotando o comportamento dos aprendizes, verificando suas dificuldades durante a aula. Convém lembrar que esta aula é pré – requisito da atividade 2.7 .Ao final, fizemos um relatório em forma de projeto com os seguintes procedimentos:1 – Descrição do projeto com objetivos, etapas, recursos.2- Características da turma em que foi apresentado.3- Resultados obtidos.4- Conclusão 6 – Biografia e Webliografia.Na atividade foi feito um registro digital, onde o grupo discutiu e elaborou uma descrição detalhada do projeto e posteriormente postada por um dos cursistas componentes do trio anteriormente mencionado.A última atividade 2.8 foi a elaboração de um poster relacionado a atividade 2.7 , que por sua vez é um resumo ilustrado do nosso trabalho, nos auxiliando e exercitando a capacidade de síntese, e , principalmente a utilizar os recursos das mídias em nossa aula, como a câmera digital e o power point ou BrOffice. Org.Impress, na confecção de slides que posteriormente foi apresentado e compartilhado no encontro presencial.Assim, foi encerado o segundo módulo e muito produtivo por sinal já que ao orientar os alunos a fazer links, notamos que os alunos ficam maravilhados com a possibilidade desses recursos, e assim, a aprendizagem é recíproca e compensadora.

Módulo III
"Prática Pedagógica e Mídias Digitais"

Começamos a terceira unidade postando a Atividade 3.1 no Diário de Bordo, onde fiz uma reflexão o seguinte questionamento: "Será que faz sentido desenvolver na escola um trabalho que resultará em aprendizagens e experiências diversas para os diferentes alunos? Quase a mesma questão colocada sob outro prisma: será que alguma vez todos os alunos de uma mesma turma aprendem as mesmas coisas?" Na atividade 2 fiz um passeio por alguns sites na internet rico em material para nós professores. Explorei algumas formas de vídeo, arquivos de som e de imagem e em seguida compartilhei com meus colegas as descobertas.
http://www.youtube.com/ http://www.portacurtas.com.br/ http://video.google.com/http://www.valeapena.org.br/kinema/galeria.html http://www.midiaindependente.org/pt/blue/static/video.shtmlhttp://www.ufmg.br/rede.le/radiohttp://www.escolabrasil.org.br/
Atividade 3.3 -Acessei o Portal do Professor, Recursos Educacionais e assisti alguns vídeos. Acessei o fórum: Portal do Professor. ”Recursos digitais. "Avaliação de Produtos Multimídias"e deixei meu comentário.
Atividade 3.4 visitei alguns recursos audiovisuais no site da TV Escola, Youtube Curta na Escola:http://portal.mec.gov.br/tvescola/http://www.youtube.com/tvescolaNo fórum : Portal do Professor. TV ESCOLA, registrei os vídeos mais interessantes.
Atividade 3.5/6 - Em grupo (Lorival, Lucira e Gilsa), elaboramos uma proposta de trabalho com mídias digitais. Criamos uma apresentação com a síntese da atividade planejada.
Atividade 3.7/8 - Executamos, com os alunos, a aula planejada na atividade anterior.
Atividade 3.9 – Organizamos todo o material coletado anteriormente e produzimos uma apresentação com várias mídias, ou seja, editamos um filme no MovieMaker.
Atividade 3.10/11 – Apresentamos nosso trabalho para os colegas de curso no encontro presencial e avaliamos os demais trabalhos apresentados postando no fórum "Avaliação".

Módulo IV
"Currículo, Projetos e Tecnologia"

Atividade 4.1 – Discutimos em grupo, no encontro presencial, após ler a entrevista de Pedro Demo sobre o tema: “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”.Refletimos as seguintes questões:Será que usando computadores e Internet nas atividades curriculares faremos as mesmas coisas que fazíamos antes? Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?O que mudará na aprendizagem do aluno?Que novos aspectos vão requerer maior atenção de nossa parte?Poderemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?Postamos esta atividade no Diário de Bordo.
Atividade 4.2 – Também no encontro presencial, sobre o mesmo assunto discutido, postamos no Fórum “Possibilidades de contribuições das tecnologias”.
Atividade 4.3/5 – Após acessar o Portal do Professor, e conhecer alguns projetos onde haja o envolvimento do uso das tecnologias e que favorecem a autoria do aluno com o uso de diferentes linguagens, reformulamos nosso projeto do Lixo, conforme roteiro disponível no Portal do Professor, e postamos em Biblioteca/Material do Aluno.
Atividade 4.6 - Desenvolvemos o projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo. Fomos no Fórum e relatamos o nosso projeto e comentamos o dos colegas.
Atividade 4.7 - Após a leitura dos artigos:http://www.blogger.com/%3Ca _e_possiblidades.pdf http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ppm/tetxt1.htmApontei as idéias principais das seguintes questões:O que é currículo?Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?Registrei no fórum: “ Conceito_Curriculo e TIC” e comentar também as contribuições dos colegas.
Atividade 4.8 Deve ser postada no Portal do Professor/MEC, no espaço Interação e Colaboração, mas ainda temos que guardar a criação do espaço no Portal do professor.E assim, concluímos o nosso curso de Curso de Tecnologias na Educação : ensinando e aprendendo com as TIC .


Coleta do Lixo em Inocência-MS

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Unidade 4 - Atividade 8 - Portal do Professor

Unidade 4 - Atividade7 - Fórum

"Conceito Curriculo e TIC"

Unidade 4 - Atividade 6 - Fórum

Relato de Projetos de Trabalho

Unidade 4 - Atividade 3/5 - Plano de Aula

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma: Turma 06 – Inocência
Pólo Três Lagoas - MS
Tutora: Maria Ap. Ferreira de Melo Souza
Atividade: 3.9 - Unidade III
Componente Curricular: Ciências e História
Modalidade: 5º Ano A e B do Ensino Fundamental
Número de Aluno: 35
Dados do Projeto
Tema : O Depósito de Lixo em Inocência
Justificativa:
Escolhemos este tema, por ser o lixo hoje um assunto muito discutido pelas pessoas em geral, tornando-se um problema mundial

Apresentação:
Nosso projeto trata basicamente do lixo, que por sua vez é todo e qualquer resíduo produzido pelas atividades humanas. Neste trabalho relacionamos os tipos de lixo, o tempo de decomposição, a importância da reciclagem e o depósito de lixo na cidade de Inocência.
Resgatamos a história do lixo de nossa cidade e região, o sistema de coleta e compostagem.
Salientamos a importância da reciclagem explicando que com este processo contribuímos para a preservação do Meio Ambiente.
Objetivo

Conscientizar as pessoas a facilitar o processo seletivo, diminuindo assim, o acúmulo de lixo nos depósitos.

Estratégia e Recurso das aulas

Levar os alunos a conhecerem o local em que anteriormente o lixo era depositado, fazendo um resgate histórico do depósito de lixo no município de Inocência, ativando assim, os conhecimentos já adquiridos pelos alunos.
Fazer uma visita com os alunos ao aterro sanitário, onde é depositado todo o lixo recolhido na cidade. Sendo feito uma entrevista com um funcionário que faz a seleção do lixo ali depositado, para serem posteriormente vendidos e ou incinerados.
Ouvir com os alunos a transmissão ao vivo da entrevista na rádio FM local com o engenheiro Pedro Edson de Souza sobre o destino e coleta do lixo no município de Inocência. Em seguida, será feito uma produção de cartazes de conscientização da manutenção, da limpeza, evitando o acúmulo de lixo.
Entrevista com um gari da cidade de Inocência sobre a importância de seu papel para a manutenção e coleta do lixo.
Elaborar juntamente com os alunos um ofício solicitando junto a Câmara de vereadores, nas principais avenidas da cidade, ponto de coleta seletiva de lixo.


Recursos Complementares

- Câmera digital
- Rádio;
- Microfone;
- Computador.


Resultados Obtidos

Os alunos demonstraram total interesse e colaboração durante as atividades, dando sugestões para as entrevistas e participando das filmagens, elaboração de cartazes e produção dos textos.

Unidade 4 - Atividade 2 - Fórum


Unidade 4 - Atividade 1 - Diário de Bordo


Unidade 3 - Atividade 10/11 - Apresentação e Avaliação


Unidade 3 - Atividade 9 - Filme

Unidade 3 - Atividade 5/6 - Apresentação Hipertextual






Unidade 3 - Atividade 4 - Fórum

"Recursos Disponíveis: Avaliação de Produtos Multimídias"

Unidade 3 - Atividade 3 - Forum

"Recursos digitais:Avaliação de Produtos Multimídias".

Unidade 3 - Atividade 1 - Diário de Bordo


Unidade 2 - Atividade 8

Unidade 2 - Atividade 7

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas
Unidade II – atividade 2.7
Alunos: Gilsa Alves de Queiroz
Lorival Pereira da Silva
Lucira Gomes da Silva

Relatório
Nome do Projeto: “Oficina de Língua Portuguesa – Análise de Gêneros Textuais”.
O Projeto “Oficinas de Língua Portuguesa – Análise de Gêneros Textuais”, surgiu da necessidade de repensar a pratica pedagógica do ensino da língua portuguesa no município de Inocência, tendo como norteador principal os Parâmetros Curriculares Nacionais, pautado nos eixos principais: Contextualização, leitura, oralidade , análise linguística e produção escrita.

Assim, o objetivo maior dessa oficina foi o de melhorar a qualidade do ensino no município, elevando o Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB), tendo em vista que em outubro de 2009 será realizado a Prova Brasil em todo território nacional aos alunos do 5º e 8º ano.

Com base no Plano de Desenvolvimento da Educação, elencamos os Descritores de Língua Portuguesa e a partir daí elaboramos o planejamento.


Planejamento semanal - 5º Ano


· CONTEXTUALIZAÇÃO

Hoje eu trouxe um texto que falares de amor. Que tipo de amor será? De pais, de filhos, de amor ao trabalho, aos amigos, as coisas materiais...
E as personagens do texto, quem poderia ser: reis, rainhas, princesas, animais,. Esse texto fala de briga. Vocês acham que é um texto legal?
Que tipo de texto você acha que vamos ler: uma poesia, fábula, conto...
Vocês sabem o que é uma fábula? Vamos pensando sobre isso!
Mas o texto não teve um final feliz, será que vocês vão gostar? Vamos ver! As personagens do texto são mães que brigam pelos filhos, uma tem os filhotes lindos, a outra, nem tanto.
Vocês conhecem alguma história assim?
Vamos ver se vocês conhecem essa história?

· LEITURA

- Leitura silenciosa
- Leitura Compartilhada


A CORUJA E A ÁGUIA

Coruja e águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.
- Basta de guerra - disse a coruja. O mundo é tão grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.
- Perfeitamente - respondeu a águia. - Também eu não quero outra coisa.
- Nesse caso combinemos isto: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.
- Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?
- Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.
- Está feito! - concluiu a águia.
Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.
- Horríveis bichos! - disse ela. Vê-se logo que não são os filhos da coruja.
E comeu-os.
Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi justar contas com a rainha das aves.
- Quê? - disse esta, admirada. Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha, não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste...
Para retrato de filho ninguém acredite em pintor pai. Lá diz o ditado: quem o feio ama, bonito lhe parece.

(Monteiro Lobato)

ORALIDADE

Pedir aos alunos que relatem outra história conhecida por eles de animais que falem como se fossem pessoas.

- Noção de Tempo e Espaço ( se o aluno tem noção de tempo e espaço – quando e onde)
- Sequência de fatos ( ordem cronológica de acordo com o texto)

- Concordância ( se o aluno usa concordância correta ao falar)
- Riqueza de detalhes ( se o aluno fala com riqueza de detalhes)
- Concluir história ( se o aluno sabe concluir a história)
- Repetição de histórias ( se o aluno usa muito repetição na fala)

ANÁLISE LINGUÍSTICA

1) O texto a Coruja e a Águia representa uma fábula. Qual a função?

(a) divertir as pessoas.
(b) Refletir sobre um determinado tema e transmitir um ensinamento.
(c) Anunciar um produto.

2) Esta fábula foi retirada de

(a) um livro de fábula de Monteiro lobato.
(b) um artigo de revista.
(c) uma enciclopédia.
3) O texto trata principalmente

(1) do ajuste de contas entre a coruja e a águia.
(2) do amor fraterno.
(3) do acordo de paz entre a coruja e a águia.

4) Por que a águia não achava os filhotes da coruja bonitos?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5) Coruja e águia viviam brigando , pois

( ) andavam comendo os filhotes uma da outra.
( ) achavam horríveis os filhotes uma da outra.

6) A expressão: “Para retrato de filho ninguém acredite em pintor pai” . Essa afirmação indica:

( ) pai não é bom pintor.
( ) pai pinta o filho sempre bonito.
( ) pai sabe pintar retrato.

7) Marque o provérbio que melhor explica a moral da história:

( ) o amor é cego.
( ) filho de peixe, peixinho é.
( ) em terra de cego, quem tem um olho é rei.

8) Faça a correspondência

(1) autor ( ) aquele que escreve ou cria a história.
(2) narrador ( ) aquele que conta ou lê a história.

9) Neste texto o narrador ocupa a posição de

(a) narrador observador.
(b) narrador personagem.

10) No último parágrafo do texto, circule as falas do narrador e grife a fala das personagens.

11) Encontre no texto substantivos acompanhados de adjetivos (ℓ = linha)

ℓ 7____________________________________________________________________
ℓ 13___________________________________________________________________
ℓ 15___________________________________________________________________


12) Observe a expressão” Que?” na penúltima linha do texto e conclua. A função do ponto de interrogação é?

( ) fazer uma pergunta e obter resposta.
( ) questionar a sim mesmo com admiração.
( ) apenas para terminar a frase.

13) Na expressão “ Horríveis bichos!” O ponto de exclamação teve a função de indicar

(a) dúvida.
(b) admiração.
(c) medo.

14) No trecho” Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha, se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste...
O sinal de reticências teve a função de indicar:

(a) não quis concluir a ideia.
(b) não sabia o que dizer mais.
(c) foi interrompida pela coruja.


· PRODUÇÃO ESCRITA


Crie mais um parágrafo e dê um desfecho para a história, contando qual foi a reação da coruja e a que entendimento chegaram.

Encaminhamos os alunos para a sala de tecnologia e em duplas foram orientados para que acessassem os sites por nós especificado. Em seguida foi ensinado como fazer hiperlink, momento este que despertou grande curiosidade e participação coletiva.

No princípio houve muitas dificuldades e questionamentos por parte dos docentes, tão logo compreenderam o objetivo da atividade nos surpreenderam a desenvolveram, e muito foram além das nossas expectativas.
Em relação aos equipamentos, não houve nem um contratempo que pudesse interferir no bom andamento e no êxito da atividade proposta.

Assim, ficou claro que A tecnologia é uma das maiores aliadas da escola e em especial da sala de aula. Pois a partir desta ferramenta, o professor pode enriquecer o seu trabalho e potencializar seus alunos na relação de descoberta de novos saberes . É um instrumento novo que instiga a curiosidade , incentiva a pesquisa e leva professor e aluno a descoberta e a conquista de um mundo totalmente novo, porém rico em possibilidades.

Webliografia

http://www.pucrs.br/gpt/
http://www.brasilescola.com/redacao/producao-texto.htm

Unidade 2 - Atividade 6

Unidade 2 - Atividade 5

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas
Unidade II – atividade 2.5
Alunos:Gilsa Alves de Queiroz
Lorival Pereira da Silva
Lucira Gomes da Silva


Planejamento de Atividade com Hipertexto – Oficina de Produção Textual

Componente Curricular: Língua Portuguesa
Tuma: 5º ano A
Período: matutino
Numero de alunos: 18 alunos
Quantidade de aulas: 4 aulas

Eixos Temáticos
• Contextualização
• Prática de leitura
• Oralidade
• Análise linguística
• Produção escrita

Conteúdos:
• Finalidade do texto; imagem e papel dos interlocutores; características do gênero;
• Identificação dos recursos linguisticos e estilísticos utilizados pelo autor para obter efeitos de sentido, em textos narrativos;
• Leitura compartilhada e colaborativa;
• Valor Expressivo do sinal de pontuação, acentuação e ortografia;
• Reescrita do próprio texto.

Objetivo
• Reconhecer significado contextual e o papel complementar de alguns elementos não- linguisticos para conferir significação aos textos ( gestos, postura corporal, expressão facial, tom de voz, entonação).
• Inferir ao sentido implícito de uma palavra, expressão ou informação no texto, dando sentido conotativo;
• Identificar o portador do texto;
• Identificar as informações implícitas e explicitas no texto;
• Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

Metodologia


Foi explorado durante as Oficinas de língua portuguesa - analise de Gêneros textuais e produção escrita, trabalhando os eixos: contextualização, leitura, oralidade, análise linguística e produção de texto, onde no primeiro momento foi feita a leitura de uma apostila abordando cada item com exemplificação, em seguida simulação de três aulas explorando cada eixo, culminado com uma produção e reestruturação coletiva de texto.

Na etapa posterior foi divido por ano (1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos) e distribuídos roteiros para que os grupos elaborassem aulas correspondentes às orientações e apresentassem, proporcionando troca de experiência e aprendizado.

Avaliação

Os alunos serão avaliados pela participação nas aulas, pesquisa na internet, elaboração do hipertexto, comentários do grupo referente a pesquisa, apresentação no decorrer das aulas.

Unidade 2 - Atividade 4 - Portfólio

Portifólio
Módulo I
O primeiro módulo “Ensinando e Aprendendo com as TICs inicialmente fomos convidados a nos aventurar pelo fascinante mundo da tecnologia cotidiana é assim compreender e utilizar em nosso fazer pedagógico de forma a contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem, já que nos coloca em situações de troca de experiências.
Na atividade 1 foi feito um relato no editor de texto Broffice, considerando quem sou como professor e aprendiz, bem como minha prática pedagógica, e postado na biblioteca em material do aluno. Em seguida, entramos no fórum “ conhecendo a turma ¨ e deixamos um comentário para os colegas, destacando as aspectos eu mais nos chamaram a atenção explicando o porquê.
Já na atividade 2 acessamos o item Diário de Bordo, e fizemos uma reflexão, e registramos alguns aspectos relacionados a nossa preocupação ou expectativa com relação a tecnologia nos processos de ensino aprendizagem.
A atividade 3 consistia em assistir o vídeo Educação e Tecnologia, entrar no fórum registrar, nossa contribuição, conhecer e comentar sobre as contribuições dos colegas.
Foi proposto na atividade 4 o levantamento das tecnologias disponíveis em nossa escola e como elas vem sendo utilizadas, em seguida, utilizando o BrOffice.org.impress criar 2 a 3 slides e postar na Biblioteca em Material do aluno, tema “ Minha Escola, sanando logo após em um CD ou pendrive para fazermos as apresentações no próximo encontro presencial.
Dando seqüência a atividade 5 foi visitar o Portal do Professor selecionar uma sugestão de aula relacionada a área em que atuo, analisando a estratégia, qualiação e uso de recursos relevantes, de ponto de vista da aprendizagem do aluno, de forma que possa tornar referência para nossa prática pedagógica postando ao final em Biblioteca em Material do aluno, tema “ Experiência – Sugestões¨.
Porém, a atividade 6 se resume em assistir o vídeo “ Ensinar com as tecnologias e mídias digitais e destar pontos relevantes destacados de nossa observação, acessar em seguida Diário de Bordo e fazer uma reflexão.
Passando para a atividade 7, o qual na a orientação foi de realizar a pesquisa de um projeto foi de realizar a pesquisa de um projeto ocorrido na escola ou pesquisa na internet, em seguida, considerar algumas características do projeto como: tema, conteúdos curriculares, número de alunos, professores, duração, mídia utilizada, etc.... Em seguida, postar na biblioteca em material do aluno, tema “Pesquisa – Projeto”, e finalmente acessar as atividades dos colegas que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do material do ano, para conhecer suas reflexões e relatos.
Finalizando o módulo, a atividade 8, consisto em organizar a apresentação do resultado e da análise da pesquisa usando o BrOffice .org.impress ( 2 a 3 slides), e , em seguida postar a atividade na Biblioteca em Material do aluno tema “ Divulgação da Pesquisa¨,salvar em um CD ou Pendrive , para posteriormante ser apresentado e compartilhado com os colegas e o tutora Maria Melo no próximo encontro presencial .
Este primeiro módulo foi muito bom, pois pude refletir e tomar consciência da importância da tecnologia na sociedade da informação que estamos vivendo na atualidade, onde não dá mais adiar, a tecnologia e as mídias estão aí, portanto é preciso saber utiliza – lãs o nosso favor.
Por outro lado, tive algumas dificuldades na postagem dos conteúdos no início e também por não possuir um computador em casa, mas com a ajuda dos colegas e interação com a tutora Maria Melo, pude sanar e anular a tempo todas as atividades do módulo em realizar e postar as atividades, devido ao tempo no trabalho e o pouco número de computadores para conciliar trabalho e o curso das TICs.


Módulo II

Já o segundo módulo “Internet, Hipertexto e Hipermídia, as atividades 2.1/2.A e B foram concluídas no encontro presencial, onde consistia em navegar em hipertextos, a iniciar pela Wikipédia, copiar no documento que eu estava criando, em seguida criar um comentário , e logo abaixo colar o endereço da página que foi retirado o texto, se tiver no texto original o nome do autor e preciso cita- lo também . A atividade 2.3, também realizada no encontro presencial se resumiu em entrar na biblioteca/ material do aluno/lista de Acervo no lema “ O que é hipertexto?”Ler os trabalhos dos colegas, escolherem três trabalhos mais interessantes no fórum e fazer comentários.
Na atividade 2.4, consiste em iniciar um portfólio apresentando todas as atividades realizadas até o momento, que na verdade se estenderá em todo o decorrer do curso. Este portfólio está sendo registrado no meu Blog.
Partindo para a atividade 2.5 , foi feito o planejamento de uma atividade utilizando os recursos e mídias tratados anteriormente, depois coloquei em um editor de texto e publiquei em material do aluno, no tema : Planejando atividade com hipertexto. Esta atividade foi feita em trio pelas cursistas Lorival, Lucira e Gilsa , e, em seguida postado em Bibiloteca/ Material e do aluno Tema: atividade e subtema: planejamento e apenas um aluno enviou esta atividade.
A atividade 2.6 foi realizada em trio a aula anterior planejada, com a presença dos cursistas Lorival, Lucira e Gilsa de forma que um professor conduziu a atividade, enquanto os outros estavam em sala como observador , anotando o comportamento dos aprendizes, verificando suas dificuldades durante a aula. Convém lembrar que esta aula é pré – requisito da atividade 2.7 .
Ao final, fizemos um relatório em forma de projeto com os seguintes procedimentos:
1 – Descrição do projeto com objetivos, etapas, recursos.
2- Características da turma em que foi apresentado.
3- Resultados obtidos.
4- Conclusão 6 – Biografia e Webliografia.
Na atividade foi feito um registro digital, onde o grupo discutiu e elaborou uma descrição detalhada do projeto e posteriormente postada por um dos cursistas componentes do trio anteriormente mencionado.
A última atividade 2.8 foi a elaboração de um poster relacionado a atividade 2.7 , que por sua vez é um resumo ilustrado do nosso trabalho, nos auxiliando e exercitando a capacidade de síntese, e , principalmente a utilizar os recursos das mídias em nossa aula, como a câmera digital e o power point ou BrOffice. Org.Impress, na confecção de slides que posteriormente foi apresentado e compartilhado no encontro presencial.Assim, foi encerado o segundo módulo e muito produtivo por sinal já que ao orientar os alunos a fazer links, notamos que os alunos ficam maravilhados com a possibilidade desses recursos, e assim, a aprendizagem é recíproca e compensadora.

Módulo 3

Começamos a terceira unidade postando a Atividade 3.1 no Diário de Bordo, onde fiz uma reflexão o seguinte questionamento:
"Será que faz sentido desenvolver na escola um trabalho que resultará em aprendizagens e experiências diversas para os diferentes alunos? Quase a mesma questão colocada sob outro prisma: será que alguma vez todos os alunos de uma mesma turma aprendem as mesmas coisas?"
Na atividade 2 fiz um passeio por alguns sites na internet rico em material para nós professores. Explorei algumas formas de vídeo, arquivos de som e de imagem e em seguida compartilhei com meus colegas as descobertas.

http://www.youtube.com
www.portacurtas.com.br
http://video.google.com
http://www.valeapena.org.br/kinema/galeria.html
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/static/video.shtml
http://www.ufmg.br/rede.le/radio
http://www.escolabrasil.org.br/

Atividade 3.3 -Acessei o Portal do Professor, Recursos Educacionais e assisti alguns vídeos. Acessei o fórum: Portal do Professor. ”Recursos digitais. "Avaliação de Produtos Multimídias"e deixei meu comentário.
Atividade 3.4 visitei alguns recursos audiovisuais no site da TV Escola, Youtube Curta na Escola:
http://portal.mec.gov.br/tvescola/
http://www.youtube.com/tvescola
No fórum : Portal do Professor. TV ESCOLA, registrei os vídeos mais interessantes.
Atividade 3.5/6 - Em grupo (Lorival, Lucira e Gilsa), elaboramos uma proposta de trabalho com mídias digitais. Criamos uma apresentação com a síntese da atividade planejada.
Atividade 3.7/8 - Executamos, com os alunos, a aula planejada na atividade anterior.
Atividade 3.9 – Organizamos todo o material coletado anteriormente e produzimos uma apresentação com várias mídias, ou seja, editamos um filme no MovieMaker.
Atividade 3.10/11 – Apresentamos nosso trabalho para os colegas de curso no encontro presencial e avaliamos os demais trabalhos apresentados postando no fórum "Avaliação".

Módulo 4

Atividade 4.1 – Discutimos em grupo, no encontro presencial, após ler a entrevista de Pedro Demo sobre o tema: “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”.
Refletimos as seguintes questões:
Será que usando computadores e Internet nas atividades curriculares faremos as mesmas coisas que fazíamos antes?
Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?
O que mudará na aprendizagem do aluno?
Que novos aspectos vão requerer maior atenção de nossa parte?Poderemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?
Postamos esta atividade no Diário de Bordo.
Atividade 4.2 – Também no encontro presencial, sobre o mesmo assunto discutido, postamos no Fórum “Possibilidades de contribuições das tecnologias”.
Atividade 4.3/5 – Após acessar o Portal do Professor, e conhecer alguns projetos onde haja o envolvimento do uso das tecnologias e que favorecem a autoria do aluno com o uso de diferentes linguagens, reformulamos nosso projeto do Lixo, conforme roteiro disponível no Portal do Professor, e postamos em Biblioteca/Material do Aluno.
Atividade 4.6 - Desenvolvemos o projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo. Fomos no Fórum e relatamos o nosso projeto e comentamos o dos colegas.
Atividade 4.7 - Após a leitura dos artigos:
www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83213/Desafios _e_possiblidades.pdf
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ppm/tetxt1.htm
Apontei as idéias principais das seguintes questões:
O que é currículo?
Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
Registrei no fórum: “ Conceito_Curriculo e TIC” e comentar também as contribuições dos colegas.
Atividade 4.8 Deve ser postada no Portal do Professor/MEC, no espaço Interação e Colaboração, mas ainda temos que guardar a criação do espaço no Portal do professor.
E assim, concluímos o nosso curso de Curso de Tecnologias na Educação : ensinando e aprendendo com as TIC .

Unidade 2 - Atividade 3 - Fórum


Unidade 2 - Atividade 1/2

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas
Unidade 2 – ativ1_2bgilsa_inocencia
Alun(o)a: Gilsa Alves

Navegando em Hipertexto

Animais em extinção


Uma espécie ameaçada é uma espécie cujas populações estão decrescendo a ponto de colocá-la em risco de extinção. Muitos países têm legislação que protege estas espécies, proibindo a caça e protegendo seus habitats, mas essa legislação tem se demonstrado insuficiente para evitar que um número crescente de espécies deixe de existir, sem que se tenha notícia deste fato.

Comentário:Gostei da definição apontada, pois, é um assunto de exterema relevância na atualidade, tendo em vista sua importância no ecossistema no planeta, tornando vital para a vida dos seres humanos na terra. Assim, será de grande utilidade para que eu possa utilizá-lo em sala de aula, na disciplina de ciências.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Animais_em_extin%C3%A7%C3%A3o


Meio Ambiente

Em biologia, sobretudo na ecologia e ambientologia, o meio ambiente inclui todos os fatores que afetam diretamente o metabolismo ou o comportamento de um ser vivo ou de uma espécie, incluindo a luz, o ar, a água, o solo (chamados fatores abióticos) e próprios os seres vivos que habitam no mesmo ambiente, que é chamado de biótipo.
Os seres vivos ou os que recentemente deixaram de viver, constituem o meio-ambiente biótico. Tanto o meio-ambiente abiótico quanto o biótico atuam um sobre o outro para formar o meio ambiente total dos seres vivos e dos ecossistemas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_ambiente

Comentário:Este tema torna-se de grande utilidade, já que afeta diretamente a todos nós independente da cidade, país ou continente. Meio Ambiente é tema de várias conferências e reuniões entre os continentes, já que estas é que podem decidir o futuro de nosso planeta com suas consequências devastadoras que podemos notar, como é o caso dos terremotos, enchentes, etc. Assim, em sala de aula é um ótimo assunto que pode e deve ser explorado pelos professores, utilizando todos os recursos que a tecnologia oferece.

Unidade 1 - Atividade 8







Unidade 1 - Atividade 7

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas - MS
Unidade 1 – atividade 7
Alun(o)a: Gilsa Alves de Queiroz


Projeto Leitura na Escola


O projeto apresentado tem como justificativa a falta de hábito de leitura resultando na defasagem da assimilação, interpretação e compreensão de gêneros textuais diversos.
Seu objetivo é estimular o educando a prática de leitura, despertando a partir daí a imaginação, a criatividade e a fantasia, além de formar leitores críticos e reflexivos.
Assim, foi desenvolvido em três passos, onde o primeiro momento houve a implantação da biblioteca, depois a catalogação de acervo de livros ( campanha na comunidade e editoras), por último, a otimização do acervo de livros. Já o segundo passo se resume nas visitas a espaços culturais como: cinema, museus, teatro, etc. O último passo foi de promover a Semana Literária Ronaldo Lameira.
A duração foi de 3(três) meses, ou seja, março , abril e junho, onde março e abril foi organização da biblioteca e visita ao cinema e, na primeira semana do mês de junho foi realizado a Semana Literária Ronaldo Lameira, tendo como público alvo alunos do 2º ao 5º ano.
Neste projeto foram envolvidos todos os integrantes da Unidade Escolar, alunos, professores, funcionários, direção, ATP, Pedagoga Comunitária e comunidade.
Ao final do projeto foram solicitados relatórios sobre as atividades propostas, bem como uma avaliação em relação ao aspecto atitudinal do hábito de leitura.
Enfim, é um projeto recomendado já que desenvolve o hábito de leitura, tão necessário e urgente hoje em nossas escolas.

Fonte de Pesquisa: http//www.cidadaopg.sp.gov.br

Unidade 1 - Ativiade 5

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC



Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas - MS
Unidade 1 – atividade 1
Alun(o)a: Gilsa Alves de Queiroz
Programa - Portal do professor
Áreas do Conhecimento – Língua Portuguesa
Tema: Análise e Reflexão sobre a Língua
Autor: Eliane Cândida Pereira – São Paulo – Universidade de São Paulo



Ler e Escrever com Parlendas



Nesta aula a professora Eliane traz uma sugestão importante de como trabalhar Parlendas dentro dos eixos de oralidade, leitura, reflexão e análise da língua e produção escrita.
Através de uma metodologia simples e clara, sugere uma aula que tem por objetivo ajustar o texto falado ao texto escrito, desenvolvendo habilidades de expressão escrita e oral, desenvolvendo atitude de colaboração.
Para isso, utiliza uma parlenda que os alunos já conhecem, onde através do vídeo- A Velha a Fiar, fez dois tipos de leitura, sendo, leitura em voz alta e leitura direcionada, sendo feito em seguida a oralidade, ou seja, um diálogo direcionado dando liberdade aos alunos de se expressarem, o que dará subsídios mais tarde na produção escrita dos alunos.
Dando sequência, foi feito através de agrupamentos um momento de escrita de forma que mesmo os alunos sem saber ler e escrever faziam hipóteses de leitura e escrita.
Finalmente termina sua aula compartilhando parlendas, onde posteriormente foi confeccionado um livro e gravado um CD, utilizando os recursos tecnológicos de computador e áudio, com as duplas apresentando tais parlendas em um CD de áudio.
Torna-se então, uma sugestão de análise e reflexão sobre a língua, que poderei e irei utilizar em minha prática pedagógica, complementando com uma boa contextualização, quem acredito ter faltado nesta aula.
Vale a pena conferir!!

Unidade 1- Atividade 4

Tecnologias na Minha Escola






Unidade 1 - Atividade 3 - Fórum

"Educação e Tecnologia"

Unidade 1 - Atividade 2/6 Diário de Bordo


Unidade 1 - Atividade 1 Fórum


Unidade1 - Atividade 1


PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC




Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas - MS
Unidade 1 – atividade 1
Aluno(a): Gilsa Alves de Queiroz




Quem sou?




Vivemos hoje numa sociedade informatizada, onde a tecnologia está a serviço da educação. Assim, necessário se faz que nós educadores estejamos a serviço dessa tecnologia e esta a serviço da educação, mas, para isso temos que estar abertos a uma nova forma de acesso ao conhecimento.
Sabemos que antes a escola era a primeira fonte do conhecimento, hoje essas informações oferecidas pela escola são poucas, é preciso levar o aluno a ter acesso a essas novas tecnologias da educação, não só isso, mas a ter competências, a formar cidadão para que sejam aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos.
Quanto a mim como educadora procuro, como posso, despertar em meus alunos a curiosidade, utilizando várias ferramentas que a escola oferece, embora isto seja pouco. Procuro sempre ouvir suas ideias, aprender com eles, fazendo intervenções quando necessário, levando-os sempre a refletir e a construir seus próprios conhecimentos, utilizando para isso pesquisa através de internet, TV, DVD, etc.
Mas, nos últimos anos senti que a tecnologia deu um salto muito grande e eu como educadora muitas vezes sinto que assisto a evolução dessas tecnologias de informação de braços cruzados, não utilizando esta a meu favor, mas, com este curso pretendo dar um pontapé inicial no sentido de saber utilizar as tecnologias como matéria prima no sentido de construção do conhecimento dos alunos e não só mídia de transmissão de informação.
Enfim, na minha prática pedagógica tenho tentado mudar, estudando e acompanhando as mudanças que a educação atual nos propõe, mas confesso que há um bloqueio entre o real e o desejado, pois os recursos que a escola nos oferece ainda são poucos diante de tantas possibilidades que a tecnologia nos oferece.